Visita missionária 2022 – na Forania São Marcos

Nos dias 16 a 23 de outubro, o Seminário São José, da Arquidiocese de Manaus, promoveu a X Experiência Missionária, com o tema; “A igreja é missão” e iluminados pela palavra “ Sereis minhas testemunhas” ( At 1,8).

O grupo de missionários Deslocou-se de Manaus no dia 15 de outubro e chegou em Borba no dia 16. Tivemos a graça de receber em nossas terras e na vida do nosso povo, a X – EXPERIÊNCIA MISSIONÁRIA, com nossos irmãos Leigos, padres, irmãs, Diáconos, seminaristas de São José/Manaus. Nessa vivência missionária, queremos destacar o grande empenho e amor à missão de todos os membros que atuaram em nossas Paróquias, levando a Palavra de Deus nas Celebraçõese visitas nas famílias, trazendo a paz de Jesus, sendo formadores para nossas lideranças comunitárias , participando da vida das comunidades  em especial dos nossos irmãos ribeirinhos, com a visita também nas comunidades indígenas e também realizando sacramentos.

X Experiência Missionária visou alcançar o documento final do Sínodo para a Amazônia, que objetiva inserir os centros de formação para a vida presbiterial e consagrada, no contexto amazônico. Assim o candidato a vida religiosa cresce na formação eclesial, sem se afastar do seu contexto cultural. Agregando sua experiência de vida à vocação missionária. 

A Forania São Marcos, vinculada à prelazia Apostólica de Borba acolheu calorosamente os missionários desde o momento da chegada do grupo com a santa missa de abertura para os trabalhos da missão e os acompanhou em todo o itinerário da semana. 

Na segunda-feira, dia 17, os missionários seguiram em equipes para as diferentes comunidades da zona rural ribeirinha, colocando em prática o elemento sinodal de novas práticas pastorais, ouvindo e partilhando a palavra de Deus a partir da própria cultura, fomentando a prática da comunidade celebrante, suscitando a corresponsabilidade participativa na vida e Missão dos futuros presbíteros, fortalecendo a caminhada pastoral da igreja na Amazônia. 

No retorno das comunidades, os missionários se articularam para as visitas pastorais domiciliares nas comunidades das paróquias de Santo Antônio, São João Batista, distrito de Axinim, Cristo Rei e Nossa Senhora Aparecida, em Borba. 

A continuação do dia 20 foi com Adoração Eucarística, Encontro de Formação para Lideranças das Paróquias. No dia 21, sexta-feira, os missionários promoveram no Centro Mater Christi um encontrão com a Juventude Da paróquia de Santo Antônio, Momento este de partilha e estudo da Palavra de Deus. 

O sábado  pela manhã foi preenchido com o encontro da Infância e Adolescência Missionária – IAM.  Na parte da tarde houve a Caminhada Missionária, Envolvendo todas as paróquias da Forania Marcos, este ato foi marcado pela presença e alegria dos paroquianos presentes. O momento foi de muito louvor, pregação e reflexão sobre a nossa missão de construir o Reino de Deus perene em nossa igreja e em nossa vida cristã. 

Na celebração de encerramento, o bispo da prelazia de Borba, Dom Zenildo Luiz Pereira apontou caminhos de Missionariedade e Sinodalidade para a vivência de pastoral participativa neste chão amazônico, bem como na Forania São Marcos. Segundo Dom Zenildo, “a vida não tem sentido sem a missão do evangelho”.

Assim, finalizou a X Experiência Missionária com o trabalho realizado em conjunto, moldando a comunhão e a unidade entre os leigos e missionários. No modus pastoral e evangelizador fortaleceu o espírito de missão. O “Querer andar juntos” como Irmãs e irmãos navegando nas mesmas canoas e caminhando nas mesmas vielas e ruas para levar a palavra de Deus, configurando a busca de novos anseios de conversão e formação para os futuros presbíteros, assim como para todos os viventes que beberam desta água salvífica que foi a X Experiência Missionária. 

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Posts Relacionados

Nos Envia uma Notícia