Paróquia Santo Antônio – Borba

BREVE HISTÓRICO DA PARÓQUIA DE SANTO ANTÔNIO

De acordo com o primeiro livro tombo da Paróquia, o dia da criação da Paróquia, ignora-se o dia exato. Talvez, futuramente venha-se a descobrir em algum arquivo ou biblioteca. No momento. O que se consta é que já em 1688 os JESUÍTAS a primeira residência e a Igreja na aldeia dos IRURIS. Em 1712, entra o Padre João Sampaio, dotado de grande zelo construTvo, erigiu casas e a igrejinha; Sampaio funda “Trocano”, o primeiro nome oficial de “Borba”, em 1724. Até 1755, a Igreja de Borba estava a cargo dos Jesuítas, que fizeram os primórdios de construção da Igreja. No entanto, “coberta de telhas e os mourões formavam o esqueleto da parede”.

Oficialmente se instaurou a inauguração da Paróquia de Santo Antônio, no dia 1° de janeiro de 1756, data que coincide com a idade oficial da própria cidade. Com a expulsão dos jesuítas, tomou posse o primeiro Vigário, o Padre Feliciano Antônio da Costa. Até 1863, a Igreja de Borba conTnuou sendo a mesma Igreja de Santo Antônio feita pelos Jesuítas. Então em meados de 1870 sob o olhar do Engenheiro J. M. da Silva CouTnho foi construída as arcadas de alvenaria e reformado o telhado.

Com a presença dos Franciscanos TOR, desde a nomeação do primeiro bispo prelado Dom Adriano Jaime Miriam Veigle, foram feitas adaptações, inclusive a moradia dos freis que se situava atrás da Basílica. No entanto, com o aumento do fluxo de devotos oriundos de todos os lugares em busca dos favores de Santo Antônio, fez-se necessário reformar a Igreja. Dessa forma, de 1994 a 1995, aumentou-se o tamanho cerca de 40%, completando-se a segunda torre da frente e erguendo novas torres, eliminando a moradia dos freis que se localizava atrás.

É valido salientar que a 28 de dezembro de 1950, o então governador Júlio de Carvalho Filho, considerou pela Lei N° 856, a Igreja Matriz de Borba monumento histórico do Amazonas e, no dia 13 de junho de 2003, pelo Decreto do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, datado de 18 de março de 2003, foi instalada a Basílica Menor de Santo Antônio.

Após algumas reformas a Basílica de Santo Antônio tornou-se, além do Santuário que reúne centenas de devotos vindos de várias regiões, também a principal atração turísTca da calha do Rio Madeira. O Santuário de Santo Antônio de Borba possui um grande elemento de devoção dos fiéis – uma Relíquia de Santo Antônio.

A Paróquia de Santo Antônio, na qual situa-se o Santuário/Basílica possui mais duas comunidades na sede (Borba) e 42 comunidades às margens dos rios.

No dia 03 de Julho 2022, Pe. Joseph Raj Arockiya Samy foi empossado como novo pároco da Paróquia de Santo Antônio.

Endereço: Praça João Sampaio, s/n – Centro

Cep: 69200-000 – Borba – AM

Fone: (92) 98807-5208

E-mail: [email protected]

Pároco: Pe. Joseph Raj Arockiya Samy

Email do Pároco: [email protected]/

Celular: (92) 98806-7680

Vigário: Pe. Tadeu Campos Peixoto da Silva

Secretário Paroquial: Kenned Anderson Ramos Miranda

HORÁRIOS GERAIS DA PARÓQUIA DE SANTO ANTÔNIO

  • ATENDIMENTO DA SECRETARIA PAROQUIAL
  • Segunda-feira a Sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 17h30
  • Sábado das 8h Às 12h

 

  • MISSA NA IGREJA MATRIZ PAROQUIAL:
  • Todos os dias 19h
  • Domingo – Manhã 7h30 e a noite às 19h

 

  • Todo dia 13 do mês, às 18h haverá procissão de Santo Antônio, saindo das casas dos fieis e em seguida chegando em matriz, haverá trezena e missa.

 

  • Novena em Honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, todas as Terças-feiras às 18h30.

Primeira Terça-feira – 18h15 Bênção do Santíssimo

  • Adoração ao Santíssimo Sacramento – todas as quintas-feiras às 18h na Capela do Santíssimo.
  • Primeira Sexta-feira de cada mês – Adoração ao Santíssimo, às 18h – Apostolado da Oração.
  • Aos sábados – Santo terço – 12h – na Basílica
  • Batizados a cada dois meses;

 

  • MISSA NAS COMUNIDADES:
  • Sábado – SÃO JOSÉ – 18h
  • Domingo – SÃO SEBASTIÃO– Manhã 7h30

Página no facebook

 

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Posts Relacionados

Nos Envia uma Notícia