Encerramento da Assembleia Pastoral da Prelazia Apostólica de Borba

A assembleia Pastoral Prelatícia, aconteceu nos dias 18 e 19 de novembro de 2022 no centro Mater Christi, no município de Borba.

O tema da Assembleia foi por uma igreja toda ministerial e sinodal. Estavam presentes no evento 77 representantes de todas as paróquias e áreas missionárias da Prelazia Apostólica de Borba.

No ato da oração inicial, Dom Zenildo Anunciou que o Papa Francisco elevou a Prelazia Apostólica de Borba à Diocese De Borba e que ele, Dom Zenildo, foi nomeado aprimeiro bispo diocesano desta nova Diocese.

É importante lembrar que a Prelazia de Borba foi erigida em 13 de julho 1963 pelo Papa São Paulo  VI, Por meio da Bula Papal Ad Christ, ocasião em que o primeiro Bispo administrador foi dom Adriano Veigle.

O atual bispo Dom Zenildo Luiz Pereira da Silva foi nomeado Bispo Coadjuntor em abril de 2016 e assumiu a administração da Prelazia em 23 de setembro de 2017. E neste 18 de novembro 2022 com a criação da nova diocese, O bispo Dom Zenildo foi nomeado pelo Papa Francisco, o primeiro Bispo Diocesano de Borba.

Após o anúncio a oração do dia foi pela caminhada da igreja em seus 60 anos de missão. Foi declarado que a festividade dos 60 anos já iniciaram, Uma vez que será em 2023,  data precisa do Jubileu de diamantes.

O Bispo Dom Zenildo explicou que a visão do Papa Francisco foi justamente em conformidade com o sínodo da Amazônia, aonde toda a peregrinação da igreja vem por meio da fé e pelo protagonismo dos leigos e consagradosque em defesa da vida cumprem a ministerialidade na Amazônia.

O evento teve como tema; Vida e missão e o lema; Avancem para águas mais profundas e lancem as redes para a pesca (Lc 5, 4).

Dando continuidade aos trabalhos abriu se a plenária para a data de elevação da prelazia, sendo escolhida o dia 13 de julho 2023. Em conformidade com o Jubileu de diamantes da Prelazia.

Foi aprovado também o Congresso Bíblico para o mês de fevereiro de 2023, Com o tema; “Vocação, graça e missão” e o lema; Corações ardentes, pés a caminho.

Na continuação da assembleia, as foranias foram aprovando e preenchendo o calendário de atividades do ano de 2023.

Assim como os organismos prelatício que partilharam as ações feitas em 2022 e planejaram o calendário do ano vindouro.

A plenária também decidiu a data da celebração dos Santos Óleos, que ficou marcada para o dia 30 de março de 2023.

No ensejo, Dom Zenildo também anunciou as mudanças para 2023, onde tudo será para o bom andamento da ação evangelizadora da igreja.

O encontro culminou em uma caminhada de fé dos participantes que seguiram em louvor e oração para a Basílica de Santo Antônio, finalizando a Assembleia Pastoral com o momento da Santa missa; o ato da pós comunhão foi marcado pela entrega das réplica da Capela de Nossa Senhora Maria mãe de Deus que deverá peregrinar pelas paróquias e áreas missionárias desta mais nova Diocese de Borba.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Posts Relacionados

Nos Envia uma Notícia