Associação Comunitária Civil Luz da Infância

Associação Comunitária Civil Luz da Infância
Rua: Jefferson Braga S/N Bairro: Olinda Autazes- AM
CEP: 69.240-000 CNPJ: 03.151.170/0001-65
E-mail: [email protected]
Fone: (0xx) 92- 3317-1601 / (0xx) 92 8157-8669/(0xx) 92 3317-1122

Histórico

A Associação Comunitária Civil “luz da Infância”, instituída em assembleia realizada em 07 de fevereiro de 1999, é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, vinculada a IGREJA CATÓLICA DE AUTAZES – AMAZONAS, que se regerá pelo ESTATUTO e pela legislação especifica; tem como PRESIDENTE nato o pároco em exercício da PAROQUIA DE SÃO JOAQUIM E SANTA ANA DE AUTAZES – AMAZONAS comprovado mediante provisão de posse do Bispo da PRELAZIA DE BORBA – AMAZONAS, tem sede no Município de Autazes – Amazonas a Rua: Jefferson Braga s/n.º, bairro de Olinda, na Comarca e Município de Autazes, Estado do Amazonas, seu prazo de duração é por tempo indeterminado. É uma associação sem fins lucrativos e aplica suas rendas, recursos e eventual resultado, operacional na manutenção e desenvolvimento dos objetivos institucionais no território nacional.

 

Filosofia da associação: Prestar serviços gratuitos e de cunho religioso Católico e não fará distinção quanto à raça, cor, confissão religiosa, condição social e partido político; os pais serão conscientizados que esta casa reger-se- a por princípios e educação católica. Sendo sua finalidade primeira é contribuir, desenvolver e oferecer à criança, adolescente e jovem proteção a prostituição precoce, drogas e violência, retirando-os do ambiente da rua com atividades que produzam alterações positivas na qualidade de vida e cidadania, oferecendo terapias ocupacionais pedagógicas, propagando sistematicamente o conhecimento espiritual, a fim de suprir as carências afetivas e o desequilíbrio de valores da vida, contribuindo assim, para a integração e melhoria na qualidade de vida familiar.

Justificativa: Assegurar que a formação pedagógica relativas ao desenvolvimento pessoal e social do educando seja de forma sistemática, continua e de boa qualidade que atinjam seus propósitos e intencionalidade que são formas para cidadania. Prestar assistência a 256 crianças e adolescentes com atividades sócio- educativas, alternando com escola convencional, apoiando o crescimento de seus estudos e também como oportunidade a ampliação de conhecimento em trabalhos profissionalizantes de forma continua e sistemáticas 50 jovens acima de 15 anos de idade em situação de risco.

Objetivo Geral: Contribuir e possibilitar a continuidade do trabalho assistência cujo referencial vem ao encontro das ações a ser desenvolvidas de acordo com filosofia proposta no estatuto da Associação Comunitária Civil “Luz da Infância”, oferecendo resposta a situação limites como, aquelas em que as famílias por falta de alternativas de emprego e renda familiar são obrigadas a deixarem suas crianças e adolescentes entregue a própria sorte do ambiente em que vivem. Promover a melhoria da qualidade de vida familiar da comunidade como também os membros engajados na Associação em um conjunto de atividades resgatando assim os valores éticos da sociedade.

1° – Promover atividades voltadas à proteção da Infância e da Adolescência evitando a prostituição infantil, drogas e violência, retirando-os do ambiente da rua.

 

2° – Desenvolver atividades que produzam alterações positivas na qualidade de vida e cidadania da Infância e da Adolescência, oferecendo terapias ocupacionais pedagógicas.

3° – Unir os membros da comunidade, propagando sistematicamente o conhecimento espiritual, a fim de suprir as carências afetivas e desequilíbrio de valores da vida.

4° – Contribuir para a integração e melhoria da qualidade de vida familiar da comunidade, através de cursos, palestras, seminários, grupos organizados e outros.

5° – Oferecer a criança e ao adolescente da comunidade, benefícios que permitam a: sociabilidade; comunicação; habilidades artísticas; habilidades esportivas que permitam assim a construção da cidadania e o desenvolvimento com a sociedade.

 

6° – Motivar a integração dinâmica da família, escola e comunidade, promovendo conhecimento dos direitos e deveres do individuo social, num conjunto de articulação aos demais órgãos de execução das políticas de atendimento social; com finalidade educativa, respeitando os valores éticos da família.

7° – Promover cursos de qualificações básicas, especializando os membros engajados na Associação visando à inserção no mercado de trabalho, a CMDCA, tratando-se de adolescente.

8° – Acompanhar e auxiliar as crianças, adolescentes e jovens em conflito com Lei.

9° – Acompanhar o desenvolvimento e a segurança nutricional com alimentação das crianças, adolescentes e jovens.

10° – Prestar atendimento médico, medicamentoso básico, nas áreas educativas, preventiva e curativa, mediante cooperação convênio ou parcerias.

11° – Oferecer ensino profissionalizante a partir dos quatorze anos de idade, de uma forma progressiva extensão á proteção, ao bem- estar, a promoção e desenvolvimento, desde que esteja plenamente protegido a saúde e a moral dos jovens envolvidos e lhes seja proporcionada instrução, formação adequada e especifica no setor da atividade pertinente.

12° – Contribuir para a integração e melhoria da qualidade de vida do jovem, propagando sistematicamente o conhecimento profissionalizante ministrada segundo as diretrizes e bases da legislação de educação em vigor, em nível adequado ao pleno desenvolvimento físico e mental do jovem.

13° – Oferecer medidas apropriadas de acordo com a Conferencia Geral da Organização Internacional do Trabalho – OIT, para melhorar a infra- estrutura educativa e a capacitação de jovens, respeitando a manutenção de padrões satisfatório de segurança, garantia de acesso e frequência ao ensino regular.

14° – Assegurar ao jovem aprendiz condições de capacitação para uma futura inserção no mercado de trabalho.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Posts Relacionados

Nos Envia uma Notícia