Pronunciamento da elevação à Diocese de Borba

Elevação da Diocese de Borba

Aos dias 18 de Novembro de 2022, o Papa Francisco decide elevar a Prelazia de Borba à categoria de Diocese. O comunicado veio nesta manhã através da Santa Sé. Noensejo, o Bispo Dom Zenildo Luiz Pereira da Silva foi nomeado a Bispo Diocesano pelo sumo pontífice.

A Boa Nova foi acolhida com muita alegria pelo povo católico da Prelazia Apostólica de Borba, que estão reunidos na Assembleia anual para avaliar e planejar a caminhada da igreja como missão.

O foco da oração foi também de gratidão e memória pelos 60 anos de Prelazia e todo o trabalho desenvolvido pela igreja na força da missionariedade, bem como todo o protagonismo do povo de Deus que caminha com fé e esperança iluminados pelos desígnios da Palavra de Deus. Vamos celebrar a vida e missão neste chão amazônico.

A palavra diocese vem do grego (“dioíkesis”) e passou para o latim (“diocese”). Assim é chamado um território pelo qual um bispo tem jurisdição.

Assim, uma diocese é um distrito cuja administração eclesiástica está a cargo do novo Bispo Diocesano. Portanto ser diocese significa estar em comunhão, em missionariedade e discernimento à luz da palavra, bemcomo seguir o Plano de Pastoral da igreja.

O Bispo Dom Zenildo coloca que trabalhar e viver em uma igreja ministerial é agir em uma corresponsabilidade que gera comunhão sinodal. O Papa nos exorta para uma igreja em saída, uma igreja pé no chão, uma igreja pautada no amor de Deus. Ser igreja samaritana com os pobres e para os pobres, ser presença e testemunhar o amor de Deus na vida do outro. Ouvir o jovem galileu está em todos lugares, através do protagonismo dos missionário e leigos. Assim como nos ensinou a Mãe Maria, “Façam tudo que Ele vos disser”. Viva a Diocese de Borba!!

Louvado Seja Deus!

#PrelaziaApostolicadeBorba

#SomosDiocesedeBorba

#Avancemparaaguasmaisprofundas

#PastoraldaComunicaçao

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Posts Relacionados

Nos Envia uma Notícia