Mensagem do Bispo – Mês Vocacional 2021

Senhor, que queres que eu faça?

Olá, meu irmão e minha irmã! Chegamos ao mês de agosto e mais uma vez a Igreja nos possibilita um tempo favorável de oração e promoção de todas as vocações. Nossa prelazia precisa desse trabalho e de um empenho muito grande na pastoral vocacional. Isso favorece a criação de uma cultura vocacional. Rezemos então pelas vocações: vocação humana, cristã, sacerdotal, religiosa, matrimonial e leiga.

Pensando a pastoral vocacional em nossa prelazia, devemos primeiro olhar para o mandato de Cristo que disse: “Pedi, pois, ao dono da messe que mande operários para sua messe” (Mt 9,38).

Vocação é encontrar-se. Escutar o chamado de Deus através dos acontecimentos do mundo. Responder o chamado com ardor e radicalidade para o bem do Reino que é de Deus. Logo, somos chamados para sermos pescadores de gente, portadores da paz e anunciadores do Reino. Portanto, vocação é o coração que pulsa por vida, liberdade, justiça e paz.

Vocação passa pelo DISCERNIMENTO:  Isto é, o descobrir aonde quero ir, o que é preciso para ser feliz, o que Deus quer de mim. A CORAGEM é o agir destemido, é o assumir aquilo que pude descobrir e entender pelo discernimento; é viver minhas decisões, correndo riscos, arriscando também. “Navegar é preciso…” Discernir é preciso… Decidir é preciso… Arriscar é preciso… Viver é preciso… Vamos ajudar pela oração e pelo acompanhamento a nossa juventude no discernimento.

Fazendo valer o que diz o papa Francisco na exortação apostólica Cristo vive: “Enamorados por Cristo, os jovens são chamados a dar testemunho do Evangelho em toda parte, com a sua própria vida. Santo Alberto Hurtado dizia que «ser apóstolo não significa usar um distintivo na lapela do casaco; não significa falar da verdade, mas vivê-la, encarnar-se nela, transformar-se em Cristo. Ser apóstolo não é levar uma tocha na mão, possuir a luz, mas ser a luz. (…) O Evangelho (…), mais do que uma lição, é um exemplo. A mensagem transformada em vida vivida».[93]”  No 175.

E você? O que lhe falta para se realizar, para responder ao chamado de Deus? O que lhe falta para tomar sua vida em suas mãos e corajosamente olhar adiante, vislumbrando um novo horizonte a ser conquistado? Falta discernimento ou falta coragem? Procure a oração, leitura, meditação da palavra de Deus e ajuda de um diretor/a espiritual.

Proponho oração – Gostaria que em todas as comunidades rezassem a oração deixada por dom Elói ou outra que segue em anexo:

Jesus, mestre divino que chamastes os apóstolos para vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas. E continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas, dai forças para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade. Amém!     (São Paulo VI)

Lembretes

  • COLETA VOCACIONAL: No dia 29 teremos a Coleta vocacional – Favor motivar e participar em sua comunidade e em sua paróquia. Nosso seminário conta com esta ajuda solidária;
  • PROJETO: BENFEITORES DA PRELAZIA ajuda e participe!
Colabora com formação dos futuro padres da Prelazia Apostólica de Borba
Aproxima câmara do celular para escarniar QR Code da Prelazia para contribuir.

Deus vos abençoe!

Fraterno abraço

Dom Zenildo

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Posts Relacionados

Nos Envia uma Notícia